Através da internet – Instawload

Primeiro, você deve copiar o link do post do vídeo ou da imagem que você deseja baixar. Se você não sabe como, ele fica nos três pontos do canto superior direito da postagem. Clique nos pontos e depois em “Copiar link” na janela que se abre, como mostra a imagem abaixo:


Copiando um link de postagem do Instagram

Cumprido o primeiro passo, agora acesse a página do instawload ou do w3toys e, no espaço para digitar, cole o link copiado — clique com o botão direito do mouse sobre o espaço e então selecione a opção “Colar”. Agora clique no botão “Download” logo abaixo, escrito em branco com fundo verde.

Cole o link e então clique no botão de download

Na página que segue, clique com o botão direito do mouse no botão de download, no lado direito da tela. Depois é só clicar em “Salvar link como…” e escolher o local que você deseja guardar o vídeo, e o processo estará terminado.

Caso o usuário não tenha acesso a um computador no momento, ou não queira baixar qualquer aplicativo em seu smartphone, o processo aqui descrito também pode ser feito ao acessar alguma das páginas por um navegador no telefone celular.

Através de extensão para o Google Chrome

Assim como as páginas de internet, existem várias extensões para o Google Chrome que servem para baixar vídeos e imagens do Instagram. Para fins exemplificativos, neste artigo mostramos apenas uma destas extensões, mas deixamos também várias sugestões com o link direto para que você escolha a de sua preferência.

Nossa dica é a extensão Downloader for Instagram, que pode ser baixada diretamente da loja de extensões do Google Chrome.

Esta extensão é bem intuitiva e fornece alguns atalhos para facilitar o download. Além de colocar um ícone ao lado da barra de endereço, como normalmente acontece com extensões, o Downloader for Instagram também adiciona um botão aos atalhos da página do próprio Instagram.

A diferença entre os dois atalhos é que, ao clicar no que fica ao lado da barra de endereços do navegador, são mostradas as mídias já carregadas na página, servindo como uma forma rápida de baixar o que o usuário deseja.

O outro atalho, localizado na barra do site do próprio Instagram, serve para configurar a aplicação para baixar mídias a partir de um intervalo de postagens. Mas a maneira mais rápida de baixar vídeos do Instagram é simplesmente passando o mouse em cima da que se deseja baixar e clicando em “baixar”, que aparece no canto superior esquerdo do vídeo ou da imagem.

Baixando a partir do smartphone

Claro que, quando se trata de Instagram, a maioria das pessoas acessa a rede social através do smartphone. Portanto, nas próximas linhas você descobrirá como baixar vídeos e imagens do Instagram a partir do seu aparelho celular, seja ele de sistema operacional Android ou iOS.

Através do Android

Uma ferramenta bastante popular para baixar vídeos do Instagram em aparelhos Android é o Downloader for Instagram: Photo & Video Saver, que pode ser baixado diretamente da Play Store.

O processo é bem simples, funciona como mostramos na seção de baixar mídias do Instagram a partir de uma página no computador. Basta copiar o link da publicação (nos três pontinhos do canto superior direito) desejada e colar no Downloader for Instagram. Depois, selecione a opção para baixar e pronto, o conteúdo estará no seu smartphone.

 

Através do iOS (iPhone)

Para donos de aparelhos com o sistema operacional da Apple, o iOS, há menos opções que para Android ou computador para baixar vídeos do Instagram. Dentre as opções que testamos a melhor é o ReShare Story for Instagram.

Quando você abre o aplicativo pela primeira vez, é necessário fazer login na sua conta no Instagram — o que não é necessário em nenhuma das soluções que apresentamos para outros sistemas. Entretanto, ao abrir a interface, o aplicativo mostra um feed com as últimas publicações de vídeos das pessoas que você segue, o que pode ser muito útil. Outro ponto positivo é que o app permite também o download de stories.

O ReShare mostra um feed com as últimas publicações de vídeos

Para baixar um vídeo, o usuário deve acessar a mídia desejada — publicação de vídeo ou story — através da interface do próprio ReShare. Na janela que se abre, há uma opção de salvar o vídeo no canto superior direito da tela. Ao tocar, o aplicativo inicia o download do vídeo, de forma simples.

O ReShare também permite o download de stories

O aplicativo é gratuito, porém há algumas limitações e muitas propagandas. Para removê-las, basta comprar a sua versão paga.